INGREDIENTES
5 ovos grandes inteiros (total líquido de 240 g)
250 g de açúcar refinado União
1 colher (chá) de essencia de baunilha
270 g de farinha de trigo Famiglia Venturelli
1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
1 pitada de sal
240 ml de suco de laranja espremido e coado na hora
100 g de manteiga ou margarina sem sal (de pote)
1 colher (chá) rasa de essencia de laranjas
1 colher (sobremesa) de raspas de laranja
Bata na batedeira os ovos/ açúcar/ baunilha por 8/10 minutos ou até obter uma “massa” fofa e esbranquiçada. Enquanto isto peneire os ingredientes secos e, em uma panela pequena Ceraflame ferva o suco de laranjas com a margarina.
Junte à massa de ovos bem batida e aerada a metade da mistura líquida e quente, a metade dos ingredientes secos e bata rapidamente em velocidade média, finalizando com o restante da mistura líquida e dos ingredientes secos, batendo rapidamente.
Por último adicione a essência, as raspas de laranja e envolva delicadamente com auxílio de um espátula de cozinha até obter uma massa uniforme.
Distribua a massa em uma forma com furo central estampado de 23 cm de diâmetro x 10 cm de altura, untada com spray desmoldante ou com óleo/farinha e asse o bolo em forno aquecido à 170ºC até que esteja dourado e firme ao toque (teste do palito).
Por último regue o bolo quente com a calda quente (abaixo) e deixe amornar dentro da própria forma, quando então desenforme em um prato de serviço e sirva.
O rendimento será de 12 porções.
CALDA PARA REGAR
120 ml de suco de laranja espremido e coado na hora
60 g de Glaçúcar União peneirado
Em uma panela pequena Ceraflame ferva o suco de laranjas com o Glaçúcar e empregue a mistura quente no bolo quente.
1. Redonda lisa – 24 cm d diâmetro x 5 cm de altura
2. Retangular – 30x22x5 cm de altura
3. Furo central lisa – 23 cm de diâmetro x 8 cm de altura
4. Furo central estampada – 22 cm de diâmetro x 10 cm de altura
5. Furo central usada na aula (gomos) – 23 cm de diâmetro x 10 cm de altura
- Substitua o suco de laranjas por suco de maracujá “in natura” na mesma medida. Se preferir use suco de limão espremido e coado na hora (tahiti ou siciliano), sendo na proporção de 100 ml de suco de limão para 140 ml de água filtrada e fria (ferver).
- Outra dica magnífica seria substituir o suco por leite ou mesmo por café forte.
- As formas com fundos estampados deveriam ser untadas com spray desmoldante. Na falta deste, unte com óleo de milho e polvilhe c/farinha de trigo Famiglia Venturelli.
- Se preferir, utilize suco de laranjas “in natura” encontrados em supermercados. O chef indica um da marca Naturale (gelado e perfeito para o uso desta receita).
- A massa deste bolo poderá também servir de base para bolos de festas em geral, além de bolos gelados de confeitarias, cafeterias ou mesmo das boas padarias.
- Se preferir, regue com a calda quente apenas a lateral do bolo e, ao desenforma-lo em um prato a parte superior estará umedecida e não o fundo do mesmo.
- No entanto, quando regar o bolo da forma indicada no vídeo faça o seguinte: coloque sobre a superfície do bolo morno um disco de papelão laminado com 20 cm de diâmetro levemente untado com óleo de milho, e desenforme-o m um prato.