BOLO SUÍÇO DE CHOCOLATE

BOLO SUÍÇO DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
2 ovos tipo jumbo inteiros (60 g cada)
1 colher (chá) de essência de baunilha
120 ml de óleo de milho ou de girassol
240 ml de água filtrada e fervente
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado União (270 g)
1 colher (chá) de canela em pó Bombay
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio (2 g)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (5 g)
1 pitada de sal
120 g de chocolate meio amargo 50,7% Callebaut ralado no ralo grosso

MODO DE FAZER
Bata no liquidificador os ovos inteiros/baunilha por mais ou menos dois minutos. Junte o óleo, a água fervente, o açúcar, a canela em pó e bata bem.
Distribua a mistura obtida em uma tigela média, adicione a aveia, a farinha de trigo (peneirados juntos) e envolva com o auxílio de um fouet ou de uma espátula de cozinha até obter uma massa uniforme. Cubra e deixe esfriar.
Por último agregue o bicarbonato, o fermento em pó, o sal, o chocolate ralado e envolva delicadamente até ficar homogêneo.
Distribua a massa em uma forma retangular média de 26x8x7 cm de altura, untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido a 180°C até que esteja dourado ou firme ao toque. Deixe amornar, desenforme sobre uma grade e deixe esfriar. Por último espalhe a ganache fria sobre o bolo e decore a gosto.

GANACHE TRADICIONAL
200 g de callets de chocolate ao leite 40,7%
100 g de creme de leite UHT (de caixinha)
1 colher (chá) de essência de baunilha ou de rum

MODO DE FAZER
Em um refratário misture os ingredientes e derreta em banho-maria ou no forno micro-ondas por um minuto em potência alta e envolva com fouet até obter um creme liso e brilhante.
Deixe amornar e empregue sobre o bolo frio.

DICAS DO CHEF
  • Se preferir substitua o chocolate picado por 180 g de passas sem sementes e frutas cristalizadas variadas e bem picadas.
  • O tempo de forno será de aproximadamente 40 minutos. Porém, caso o bolo esteja dourado e ainda cru no centro, cubra-o delicadamente com papel alumínio e mantenha-o no forno por mais 15 minutos (fazer novamente o teste do palito).
  • Prepare este delicioso bolo suíço também em forminhas de furo central médias, untadas e enfarinhadas e sirva como baby bolos individuais, regando com a ganache no momento de servir.
  • O congelamento poderá ser de até 90 dias, desde que bem embalado e etiquetado.