PÃO DE BATATA RECHEADO

PÃO DE BATATA RECHEADO

MASSA PROFISSIONAL
50 g de fermento biológico fresco
30 g de açúcar refinado União
1 colher (sopa) rasa de sal (10 g)
240 ml de leite UHT Integral frio ou morno
120 ml de água filtrada morna
60 ml de óleo de milho ou de girassol
30 g de manteiga sem sal macia
3 ovos grandes ligeiramente batidos (50 g cada)
300 g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
750 g de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)

RECHEIO
400 g de requeijão cremoso D’Allora Tradicional gelado (de bisnaga)

MODO DE FAZER
Em um bowl grande e confortável dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, os ingredientes líquidos, a manteiga, os ovos, a batata (espremida e comprimida) e misture rapidamente. Junte 2/3 da farinha de trigo e envolva com a mão até ficar uniforme, quando então adicione o restante da farinha, aos poucos e sove até obter uma massa muito macia e "grudenta".
Divida a massa em porções iguais e boleie no formato de bolas, quando então abra cada porção, aplique o recheio e feche bem (como se estivesse fechando uma coxinha). Coloque os pãezinhos sobre chapas de alumínio sem untar e com a emenda da massa para baixo, pressionando bem.
Deixe crescer até dobrar de volume e asse-os em forno aquecido a 200ºC até que estejam dourados

DICAS DO CHEF
  • BATATA: Utilize a batata tipo Asterix para esta receita. Ela é mais seca e não deixa a massa mole.
  • RECHEIOS: Se desejar substitua o requeijão por um delicioso refogado de frango, de linguiça calabresa, de legumes, ente tantos outros.
  • FERMENTAÇÃO: Deixe os pães crescerem sobre a chapa até dobrarem de volume. Não tenha pressa de levá-los ao forno. Quanto mais crescidos, mais fofos e macios ficarão. Por outro lado, não deixe crescer excessivamente para não murcharem quando forem ao forno.
  • CONGELAMENTO: Se preferir, modele os pães e leve-os imediatamente ao freezer (sem fermentação). No momento de assar, coloque-os em tabuleiro, deixe descongelar e crescer (poderá levar até 3 h).