Ingredientes

1 envelope de fermento biológico seco instantâneo ou 15 g de fermento biológico fresco (1 tablete)
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado (10 g)
180 ml de leite UHT Integral levemente aquecido
60 ml de creme de leite UHT ou pasteurizado
120 ml de óleo de milho ou de algodão
1 colher (sobremesa) de sal
300 g de farinha de trigo
40 g de queijo parmesão ralado fino
1 colher (chá) de fermento químico em pó
2 colher (sopa) de cheiro verde bem picado

Modo de Fazer

Utilizando a tigela grande da batedeira misture o fermento biológico seco com ½ xícara (chá) de farinha de trigo ou dissolva o fermento biológico com o açúcar.
Junte os líquidos, o sal, a farinha de trigo, o queijo parmesão e bata rapidamente até obter uma massa homogênea, porém bem grudenta.
Em seguida adicione o fermento em pó, o cheiro verde picado, o Refogado Napolitano (receita abaixo) e envolva delicadamente até ficar homogêneo.
Distribua a massa em duas formas retangulares médias (próprias para bolo inglês), untadas e enfarinhadas, deixe crescer até a borda e asse em forno preaquecido à 180°C até que os bolos estejam dourados e firmes ao toque (faça o teste do palito).
Deixe amornar ainda dentro da forma, desenforme sobre uma grade e sirva ainda morno ou mesmo frio.

Refogado Napolitano

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 dentes de alho socados
1 cebola média bem picada na faca (100 g)
120 g de azeitonas verdes sem caroço e cortadas em rodelas ou picadas
200 g de presunto cozido fatiado e picado ou ralado no ralo grosso
200 g de queijo Minas Frescal ou Minas Padrão escorrido e picado em cubos médios
2 colheres (sopa) de salsa fresca bem picada
2 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão bem picadas
Sal, molho de pimenta e temperos a gosto.

Modo de Fazer

Em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho/cebola. Junte as azeitonas e dê uma rápida refogada. Deixe escorrer em uma peneira e esfriar. Por último adicione todos os demais ingredientes ao refogado, retifique os temperos e empregue como citado acima.

Dicas do Chef

  • Não sei se você percebeu, mas este bolo salgado é preparado com dois tipos de fermento: seco ou biológico e químico em pó. Isto traz ao bolo uma leveza especial, uma textura incomparável e um sabor dos sonhos. Não deixe de fazer esta receita para todos aqueles que você ama.
  • Substitua o presunto por lascas de salmão cozido ou camarões temperados e refogados no azeite, mortadela picada, brócolis, espinafre, palmitos KENKO picado e por ai vai.
  • Distribua a massa nas duas formas médias, cubra com um filme plástico levemente besuntado de azeite e aguarde a massa crescer até a borda da forma. Neste momento tome cuidado para não bater a forma e o bolo murchar. Leve cuidadosamente ao forno e perceba que ele não irá crescer muito, nem derramar, nada disso. A massa assada permanece estabilizada na mesma altura do crescimento, ou seja, da forma que entrou ela sairá do forno.
  • Cuidado para não deixar o bolo crescer demais, acima da borda da forma pois você corre o risco dele dar uma leve afunda no centro.
  • Se você preferir faça este bolo em uma forma de 25 cm de diâmetro (toda massa) e proceda da mesma maneira. Bom apetite e guarde com carinho esta receita.

Imprimir



Rua Xiró, 198 – Casa Verde – São Paulo/ SP (11) 3857-7103