Ingredientes

75 g de manteiga extra sem sal
100 g de aveia em flocos finos
240 ml de água filtrada e fervente

225 g de mel de boa qualidade (silvestre ou laranjeira)
1 colher (sobremesa) rasa de canela em pó
1 colher (café) de cravo-da-índia em pó
1 colher (café) de gengibre em pó
1 colher (café) de cardamomo em pó
1 colher (café) de noz-moscada ralada em pó
1 pitada de sal
1 pitada de antimofo (opcional)

3 ovos tipo jumbo inteiros (60 g cada)
150 g de açúcar mascavo escuro ou claro peneirado
1 colher (sopa) de licor Amaretto
175 g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) rasa bicarbonato de sódio (4 g)
1 colher (sobremesa) rasa fermento em pó (4 g)

Modo de Fazer

Em uma tigela grande coloque a manteiga macia, a aveia e regue com a água fervendo, envolvendo rapidamente. Deixe descansar por 20 minutos.
Junte o mel, as especiarias, o sal, o antimofo e misture bem. Reserve.
Bata na batedeira os ovos inteiros com o açúcar mascavo até obter uma “massa” esbranquiçada e firme. Junte os ovos batidos à mistura de aveia reservada e envolva com auxilio de um fouet até ficar homogêneo.
Por último acrescente o licor Amaretto, os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com o fouet até obter uma massa homogênea.
Distribua a massa em uma forma retangular própria para pão de mel (35 x 25 x 3 cm), untada com manteiga e forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido a 180°C até que esteja dourado e firme ao toque.
Deixe esfriar completamente ou até o dia seguinte, quando então, corte no tamanho desejado (4 x 4 ou 5 x 5), banhe nos chocolates derretidos e temperados e decore a gosto. Embrulhe em celofane e bom apetite!

Banho de Chocolate

400 g de chocolate ao leite picado
100 g de chocolate meio amargo picado
50 g de manteiga de cacau bem picada

Modo de Fazer

Utilizando uma panela de banho-maria própria para chocolate derreta a manteiga de cacau. Junte os chocolates picados e envolva bem. Deixe a panela tampada por aproximadamente 2 minutos com o fogo apagado e mexa até que o chocolate esteja completamente derretido e fluido.
Por último faça o resfriamento em pedra mármore e empregue.

Dicas do Chef

  • Não é aconselhável utilizar a farinha de aveia. O ideal seria a aveia em flocos finos, daquela marca antiga que todos nós conhecemos e gostamos.
  • O mel mais adequado é o de laranjeira, porém jamais utilize o mel de eucalipto.
  • Tenha cuidado para não ultrapassar a quantidade do bicarbonato e do fermento. Neste caso a massa cairá pra fora e depois acaba murchando no meio. Caso você tenha uma balança de precisão, melhor ainda ou utilize as colheres de medida.
  • Deixe o pão de mel esfriar e embrulhe-o em papel alumínio ou coloque-o em saco plástico. O ideal seria banhar no dia seguinte, quando a massa estará mais macia, mais úmida e saborosa.
  • O uso de antimofo é totalmente opcional. Caso não utilize, o pão de mel terá validade de cinco dias. Já com o uso do mesmo passará para 15 dias.
Imprimir



Rua Xiró, 198 – Casa Verde – São Paulo/ SP (11) 3857-7103