Pâte Brisé D’amandes

300 g de farinha de trigo DONA BENTA – Reserva Especial
50 g de amêndoas torradas com a pele e moídas
90 g de Glaçúcar UNIÃO peneirado/ 1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
150 g de manteiga sem sal gelada e picada
1 ovo grande ligeiramente batido (60 g)
1 colher (chá) de raspas de limão

Modo de Fazer

Bata no processador os ingredientes secos com a manteiga gelada até obter uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes, exceto as raspas e bata novamente até obter uma massa uniforme. Junte as raspas de limão, envolva delicadamente, embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira por 30 minutos. Empregue na montagem como segue abaixo.

Mousse au Chocolat

300 g de chocolate ao leite CALLEBAUT bem picado
150 g de creme de leite UHT ou de lata e com soro
1 colher (sopa) de cacau em pó CALLEBAUT peneirado (10 g)
50 g de manteiga sem sal macia
1 colher (chá) de essência de rum de boa qualidade
25 ml de BRANDY MACIEIRA ou rum
150 ml de creme de leite pasteurizado gelado e batido em ponto bem macio
1 colher (sobremesa) rasa de gelatina branca sem sabor (4 g) dissolvida em
25 ml de água filtrada e fria

Modo de Fazer

Em uma tigela média misture o chocolate picado com o creme de leite e o cacau em pó e derreta em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme liso e brilhante. Deixe esfriar.
Bata na batedeira a manteiga até ficar areada e esbranquiçada. Junte a ganache de chocolate reservada, a essência, o Brandy e envolva com fouet até obter um creme uniforme. Junte o chantilly batido e envolva delicadamente.
Por último adicione a gelatina hidratada na água fria e dissolvida em banho-maria e misture até ficar homogêneo. Empregue na montagem final.

Montagem Final

Distribua a massa aberta forrando o fundo e a lateral de uma forma fundo falso com 24 cm de diâmetro x 4 cm de altura , fure o fundo da massa com um garfo e asse em forno aquecido à 180ºC até que a “casca” esteja bem dourada. Deixe esfriar.
Distribua a Mousse de Chocolate dentro da casca assada e fria, alise a superfície e finalize decorando com raspas de chocolate ao leite CALLEBAUT. Deixe gelar por algumas horas ou até o dia seguinte. No momento de servir polvilhe a superfície da torta com açúcar impalpável UNIÃO e decore com alguns macarons de chocolate e algum enfeite de Páscoa.

Dicas do Chef

  • Se preferir faça a torta em duas formas de 18/20 cm de diâmetro x 3 cm de altura.
  • A casca assada e fria poderá ser acondicionada em potes de plástico e terá a durabilidade de até cinco dias, mantendo-se bem crocante.
  • Uma outra ideia fantástica seria espalhar uma pequena porção de mousse no fundo da casca assada e fria, salpicar por cima com bananas carameladas picadas, espalhar por cima o restante da mousse de chocolate e finalizar como indicado acima.
  • O congelamento da torta será de 60 dias.


Imprimir



Rua Xiró, 198 – Casa Verde – São Paulo/ SP (11) 3857-7103