INGREDIENTES
4 gemas de ovos grandes (20 g cada)
1 colher (chá) de essência de baunilha
350 g de açúcar refinado União
200 ml de óleo de milho ou de girassol
240 ml de iogurte natural integral
250 ml do “bagaço” do milho verde ralado e coado
300 g de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino (20 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
4 claras de ovos grandes batidas em neve dura (40 g cada)
RECHEIO
200 g de goiabada picada grosseiramente
1 colher (sopa) rasa de canela em pó Bombay
MODO DE FAZER
Utilizando a batedeira faça uma gemada fofa e clara com as gemas, a baunilha e a metade do açúcar. Junte o restante do açúcar e bata bem. Em seguida adicione o óleo de milho, o iogurte natural e bata com foeut.
Junte o “bagaço” do milho verde, a farinha de trigo, o queijo parmesão, o fermento em pó e envolva novamente com o fouet até obter uma massa uniforme.
Por último acrescente as claras batidas em ponto de neve dura em duas etapas e envolva delicadamente até obter uma massa leve e homogênea.
Distribua a metade da massa em uma fôrma de furo central com 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, salpique por cima com a metade da goiabada picada, polvilhe com a metade da canela em pó e repita novamente todas as camadas.
Leve o bolo ao forno aquecido à 170ºC e asse até que esteja dourado e firme ao toque. Desenforme o bolo ainda morno e polvilhe-o com açúcar e canela. Bom apetite!
O rendimento será de 12 porções.
DICAS DO CHEF
- Normalmente temos o bagaço do milho quando o mesmo é ralado à mão e bem coado para o preparo de curau, sorvete, suco, pamonha ou mesmo para a famosa Sopa Caipira de Milho e Frango (deliciosa). E, sendo assim o destino do bagaço seria o descarte.
- Agora ele também será valorizado e saboreado no preparo deste bolo.O congelamento do bagaço do milho poderá ser feito por até 60 dias.