BOLO BRIGADEIRO DE ANIVERSÁRIO

BOLO BRIGADEIRO DE ANIVERSÁRIO

MASSA DE CHOCOLATE
50 g de chocolate em pó 31,7% Callebaut
100 g de açúcar refinado União
180 ml de café forte ou leite Integral ou água filtrada
100 ml de óleo de milho ou manteiga sem sal macia (100 g)
3 ovos grandes inteiros (60 g cada)
100 g de açúcar refinado União
1 colher (chá) de essência de baunilha
225 g de farinha de trigo Famiglia Venturelli peneirada
3 colheres (chá) de fermento em pó (6 g)
1 pitada de sal

MODO DE FAZER
Em uma panela pequena misture o chocolate em pó, o açúcar (100 g), o café e leve ao fogo até ferver. Junte o óleo ou a manteiga e envolva bem e deixe amornar. Reserve.
Bata na batedeira os ovos inteiros com o açúcar (100 g) e a baunilha até obter um creme bem aerado e esbranquiçado. Junte a mistura de chocolate reservada e morna e envolva com fouet até ficar uniforme.
Por último adicione os ingredientes secos peneirados juntos em duas etapas e envolva com auxílio do foeut até obter uma massa homogênea.
Distribua a massa obtida em uma forma de 22 ou 25 cm de diâmetro x 4 cm de altura, untada e polvilhada de chocolate em pó ou cacau em pó e asse em forno aquecido à 170ºC até que o bolo esteja firme ao toque (faça o teste do palito). Deixe amornar, desenforme e, quando frio divida em dois discos. Empregue na montagem.

BRIGADEIRO CREMOSO
1 lata de leite condensado (395 g)
300 g de doce de leite cremoso (de preferência claro)
25 g de chocolate em pó 31,7% Callebaut peneirado
25 g de cacau em pó 100% Plein Arome Callebaut peneirado
10 g de farinha de trigo Famiglia Venturelli (opcional)
200 g de creme de leite UHT ou de lata e com o soro
100 ml de leite UHT Integral
1 colher (chá) cheia de essência de baunilha

MODO DE FAZER
Em uma panela confortável Ceraflame misture o leite condensado, o doce de leite, os chocolates e a farinha de trigo até ficar uniforme. Junte o creme de leite, o leite e leve ao fogo, mexendo sempre com auxílio de um foeut até obter ponto de brigadeiro cremoso e macio, porém não mole. Junte a baunilha e envolva bem. Distribua o brigadeiro ainda quente em um refratário retangular grande, cubra com filme plástico e deixe esfriar. Empregue.

CALDA TRADICIONAL
100 g de açúcar refinado União
200 ml de água filtrada e fria
1 rama pequena de canela Bombay
2 cravos-da-Índia inteiros Bombay

MODO DE FAZER
Em uma panelinha ferva os ingredientes por 3 minutos. Empregue frio.

CALDA PARA REGAR
100 ml de calda Tradicional (receita acima)
40 ml de licor de Chocolate Branco Stock 

MONTAGEM FINAL
Utilizando a forma de preparo da massa ou um aro com o mesmo diâmetro, inicie a montagem do bolo com um fundo de papelão laminado, um disco de massa de chocolate levemente regado com a calda (acima), espalhe por cima 2/3 do brigadeiro frio e finalize com o outro disco de massa levemente regado internamente (vide vídeo), pressionando delicadamente. Cubra com filme plástico e deixe gelar por algumas horas ou até o dia seguinte.
No dia seguinte desenforme o bolo e cubra-o com uma fina camada de brigadeiro (lateral/superfície). Por último aplique o “Caviar de Chocolate” (vide vídeo) na lateral e na borda e decore a superfície com o restante final do brigadeiro e frutas vermelhas frescas.
O rendimento será de 14/16 porções.

DICAS DO CHEF
  • Se preferir, prepare a massa só com chocolate em pó ou cacau, num total de 50 g.
  • O uso da farinha de trigo no brigadeiro é opcional, porém traz maior estabilidade para bolos em tamanhos médios ou grandes.
  • O fermento em pó (6 g) equivale a ½ colher de sopa.
  • DICA DE OURO: Coloque 100 g de chantilly industrial batido em um saco de confeitar com bico perlê de 1 cm de diâmetro e aplique na borda da primeira camada de bolo (dentro do aro). Em seguida aplique o brigadeiro do centro para a borda chegando ao chantilly. Isto trará uniformidade perfeita à lateral do bolo.
  • A calda tradicional poderá ficar na geladeira por até 30 dias.
  • O bolo brigadeiro terá validade de até 3 dias na geladeira ou poderá ser congelado por até 90 dias. Não deixe de fazer esta deliciosa receita.