PÃO DE ERVAS DA HERCÍNIA

PÃO DE ERVAS DA HERCÍNIA

Essa receita é muito especial para mim e, desde que ela foi criada levou o nome de Pão de Ervas da Hercínia e assim é chamada até hoje.
A Sra. Hercínia era uma querida e assídua aluna da escola, lá no final dos anos 80, quando a escola nasceu, mãe da Sidneia Tojer, também aluna e grande amiga até hoje, coisa rara para os tempos modernos. Segue a receita: 

FERMENTAÇÃO
45 g de fermento biológico fresco (3 tabletes)
1 colher (sopa) de açúcar refinado UNIÃO (15 g)
½ xícara (chá) água filtrada e morna (120 ml)
150 g de farinha de trigo - Reserva Especial
2 ovos médios ligeiramente batidos (50 g cada)
½ cebola grande bem picada (75 g)
½ xícara (chá) leite UHT Integral morno (120 ml)
½ xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol (120 ml)
1 colher (sobremesa) de sal
350/ 400 g de farinha de trigo - Reserva Especial

MODO DE FAZER
Em um bowl dissolva o fermento com o açúcar. Junte a água morna, a farinha de trigo (150 g) e bata com fouet até ficar liso. Cubra e deixe crescer por 20 min.
Em seguida bata no liquidificador os ovos, a cebola, o leite, o óleo, o sal até ficar homogêneo. Junte a mistura obtida à fermentação levedada e adicione a farinha de trigo final, aos poucos e “rasgue” a massa até que esteja lisa, macia e enxuta. Deixe crescer novamente até dobrar de volume.

RECHEIO
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (20 g)
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem (30 ml)
3 dentes de alho bem socados
2 ovos grandes ligeiramente batidos (60 g cada)
Sal e pimenta do Reino branca BOMBAY moída na hora
1 ½ xícara (chá) cheia de salsa fresca bem picada
1 xícara (chá) bem cheia de cebolinha fresca bem picada
2 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão picado
1 colher (sopa) de orégano desidratado BOMBAY
½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (100 g)

MODO DE FAZER
Em uma frigideira grande aqueça a manteiga e o azeite e refogue o alho/cebola. Junte os ovos batidos e envolva com uma espátula até que estejam cozidos, temperando a gosto.
Adicione as ervas, as azeitonas e envolva rapidamente ou até que as ervas tenham murchado. Deixe escorrer em uma peneira e empregue quando frio.

MONTAGEM FINAL
Utilizando a bancada enfarinhada, abra a massa fermentada com auxílio de um rolo no formato de um retângulo com espessura de 5 mm e corte-a ao meio no sentido do comprimento.
Distribua a 1/2 do recheio sobre cada pedaço de massa, enrole no formato de um rocambole bem apertado e corte em fatias de 5 cm de largura.
Distribua as fatias com o corte para cima dentro de duas formas de furo central com 22 cm de diâmetro, untadas e enfarinhadas, deixe crescer novamente, pincele com ovo batido e asse em forno preaquecido à 180ºC até que os pães estejam bem dourados. Desenforme morno e bom apetite.
A receita deste delicioso Pão faz parte da magnífica apostila colorida intitulada "Coleção de Ouro", contendo nada menos do que 50 receitas entre doces e salgados e está disponível para venda a quem tiver interesse em adquiri-la. Entre em contato conosco para maiores informações.
O rendimento será de 2 pães médios.

DICAS DO CHEF

  • Se preferir divida a massa em porções de 50 g e modele pãezinhos.
  • Se desejar adicione ao refogado outras ervas frescas como manjericão, alecrim (pouco), tomilho, etc.
  • O congelamento do pão será de 60 dias.