INGREDIENTES
15 g de fermento biológico fresco
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado União
180 ml de leite UHT Integral morno
50 ml de creme de leite UHT ou pasteurizado
120 ml de óleo de milho ou de girassol
40 g de queijo parmesão ralado fino
1 colher (sobremesa) rasa de sal
300 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento químico em pó (2 g)
2 colher (sopa) de cheiro verde bem picado
MODO DE FAZER
Dissolva o fermento biológico com o açúcar e o leite na tigela da batedeira. Junte os demais ingredientes, 2/3 da farinha de trigo e bata em velocidade média com batedor “raquete” até ficar homogêneo.
Em seguida adicione o restante da farinha de trigo, o fermento em pó, o cheiro verde e bata novamente até obter uma massa lisa, porém bem “grudenta”. Por último adicione o Refogado Italiano coado e frio e envolva delicadamente até obter uma massa homogênea.
Distribua a massa em duas formas retangulares médias (próprias para bolo inglês), untadas e enfarinhadas, cubra com plástico untado com azeite e deixe crescer até a borda.
Leve ao forno preaquecido à 180°C e asse os bolos até que estejam dourados e firmes ao toque (faça o teste do palito).
Deixe amornar dentro da forma, desenforme sobre uma grade e sirva morno ou frio. É delicioso!
O rendimento será de dois bolos médios ou três pequenos.
REFOGADO ITALIANO
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (40 ml)
2 dentes de alho bem socados
1 cebola média bem picada na faca (100 g)
120 g de azeitonas verdes sem caroço e cortadas ao meio
200 g de presunto cozido fatiado e picado ou ralado grosso
200 g de queijo Minas Padrão ou Minas Frescal picados em cubos
2 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão bem picadas
Sal, molho de pimenta e noz-moscada ralada a gosto
MODO DE FAZER
Em uma panela confortável aqueça o azeite e refogue o alho/cebola. Junte as azeitonas e refogue rapidamente. Coe em peneira fina até esfriar, adicione os demais ingredientes, retifique os temperos e empregue como citado acima.
DICAS DO CHEF
- Pode parecer estranho, mas este bolo salgado italiano é preparado com dois tipos de fermento, ou seja o biológico fresco e o químico. Na verdade isto trará à massa uma leveza e maciez especial, além de uma textura incomparável.
- Substitua o presunto por lascas de salmão cozido, camarões temperados e refogados no azeite, mortadela fatiada e bem picada, floretes de brócolis ou espinafre passados pelo azeite e temperados, além de cogumelos ou palmitos picados.
- Distribua a massa em duas formas médias, cubra com um plástico besuntado de azeite e aguarde a massa crescer até a borda da forma. Neste momento tome bastante cuidado para não bater a forma e o bolo ainda cru murchar. Leve cuidadosamente ao forno e perceba que ele não irá crescer muito e nem derramar. A massa quando assada permanece estabilizada na mesma altura do crescimento.
- Cuidado para não deixar o bolo crescer demais, acima da borda da forma pois você corre o risco dele dar uma leve afundada no centro.
- O congelamento poderá ser de até 60 dias.