SORVETE ALMENDRADO

SORVETE ALMENDRADO

BISCUIT CROCANTE
3 ovos tipo jumbo (60 g cada), inteiros
2/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado (90 g)
1/3 xícara (chá) de avelãs torradas, peladas e moídas em pó (50 g)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (90 g)
1 colher (café) de essência avelãs de boa qualidade
25 g de manteiga derretida
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) rasa de essência de baunilha

MODO DE FAZER
Bata na batedeira os ovos inteiros com o açúcar de confeiteiro por 15/20 minutos ou até obter uma “massa” fofa e esbranquiçada. Junte os demais ingredientes e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até obter uma massa uniforme e homogênea. Distribua a massa em assadeira própria untada e forrada com papel manteiga, salpique a cobertura e asse em forno preaquecido à 180ºC até que esteja bem dourado. Empregue na montagem do sorvete.

COBERTURA DO BISCUIT
40 g de avelãs torradas, peladas e bem quebradas
40 g de pistaches sem a pele e bem picados
20 g de chocolate granulado de boa qualidade
Açúcar cristal fino o suficiente

SORVETE ALMENDRADO
4 gemas de ovos jumbo (20 g cada), peneiradas
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (65 g)
1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
100 g de cream cheese light, macio
50 g de manteiga extra sem sal, macia
1 colher (chá) de amido de milho
250 g de chocolate branco bem picado
150 ml de creme de leite fresco, sem bater
2 colheres (sopa) de conhaque ou rum
350 ml de creme de leite fresco batido em chantilly

MODO DE FAZER
Bata na batedeira as gemas com o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha até obter uma gemada fofa e esbranquiçada. Junte o cream cheese, a manteiga, o amido de milho e bata bem. Em seguida, coloque a mistura obtida em uma refratária e leve ao fogo em banho-maria, mexendo ocasionalmente, até obter um creme liso, levemente espesso e que envolva as costas da colher. Coe o creme ainda quente e reserve. Utilizando uma refratária média, derreta em banho-maria ou no forno microondas o chocolate branco com o creme de leite (150 g) até ficar homogêneo. Em seguida, agregue o conhaque e reserve. Por último, bata na batedeira o creme de leite fresco bem gelado (350 g) até obter ponto de chantilly mole. Junte a ganache de chocolate branco, o creme de gemas reservado e frio e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até obter um creme homogêneo. Empregue.

RECHEIO
100 g de amêndoas torradas com a pele e inteiras

MONTAGEM DO SORVETE
Utilizando uma fôrma tipo “calha” ou de “bolo inglês” grande, monte o almendrado forrando a fôrma com papel alumínio. Em seguida, corte uma tira do Biscuit Crocante e forre o fundo e lateral da fôrma. Espalhe 1/3 do creme, salpique por cima com as amêndoas torradas, repita e finalize com a terceira e última camada de sorvete e uma “tampa” de biscuit crocante. Leve ao freezer por 24 horas, desenforme e sirva o sorvete regado com algum molho de sua preferência (chocolate, caramelo, framboesas, etc).